Por que Geneplus?

Conheça as quatro maiores forças do programa

Veja nas vozes de profissionais da Embrapa e do próprio Geneplus quais são os principais diferenciais do programa.

1398261599

1. Relacionamento com produtores

A mais avançada tecnologia e o mais profundo conhecimento precisam de um solo fértil para alcançarem todo seu potencial. É por isso que o Geneplus acredita que o excelente relacionamento e a constante troca de informações com produtores é essencial para uma iniciativa de melhoramento genético.

1372252875

“Grande parte do sucesso do Geneplus deve-se ao fato de se tratar de um programa no qual as pessoas, incluindo os produtores, estão no centro do processo e participam das decisões”, afirma Kepler Euclides Filho, pesquisador da Embrapa. “A interação constante com o produtor é fundamental”, afirma ele. Essa forte interação e o bom relacionamento acontecem não só pela troca de experiências mas pela constante presença e orientação que os técnicos oferecem no campo. “Uma das grandes forças do programa Geneplus é o relacionamento que os técnicos têm com os produtores associados”, afirma Leonardo Nieto, que está sempre visitando as fazendas. Andrea Gondo, da Embrapa, complementa: “O programa é totalmente acessível aos produtores que queiram se aprofundar em melhoramento genético. O time está à disposição para atendimento e todo ano promove um curso com várias palestras que credenciam, reciclam e agregam”.

1382124324

Fernando Cardoso, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, frisa a importância de o programa buscar também a capacitação dos produtores. “A capacitação de técnicos e produtores somada à troca de experiências e o efetivo uso das informações são grandes diferenciais”, afirma. Para Kepler, a relação com criadores tem papel fundamental. “Os produtores sentem-se parte integrante e co-autores do programa e isto faz toda a diferença”, explica.

canchim

2. Visão pragmática

O Geneplus é formado por um time de profissionais que se complementam. “Não se trata apenas de teóricos enclausurados em seus laboratórios”, afirma Luiz Otávio. Antônio Rosa, também pesquisador da Embrapa, concorda. “Nosso programa tem um forte vínculo com o sistema de produção”, afirma ele. O Geneplus sabe que genética é um dos fatores que melhoram um rebanho, mas entende que gestão, nutrição, reprodução, sanidade, práticas de manejo e meio ambiente são componentes que complementam essa melhora. “Diria que é uma genética com pé no chão. A Embrapa tem seu próprio rebanho com o qual pode validar as tecnologias a serem aplicadas. Sabemos o que acontece na vida real”, afirma Antônio Rosa.

1398261601

Para Paulo Nobre, do Geneplus, a visão prática é essencial e permite a melhor implantação do programa junto com os criadores. “Somos capazes de definir uma proposta de trabalho real, em função da infra estrutura de cada fazenda”, explica. “E estabelecemos o programa na fazenda, com treinamento para coleta de dados”, completa.

Para Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa, a capacidade do Geneplus de entender a realidade dos produtores é uma das grandes forças do programa. “Respeitamos particularidades e buscamos construir em conjunto a melhor forma de trabalho. Isto é muito importante dada a grande heterogeneidade dos criadores brasileiros em relação a objetivos, capacidade de investimento, cultura”, destaca Gilberto.

close up of a limousin cow suckling a calf

3. Qualidade técnica

O Geneplus foi concebido e implementado por grandes especialistas em melhoramento genético no Brasil. “O programa vai além de um simples serviço de avaliação e vem mudando de fato o perfil genético dos rebanhos assistidos. A tecnologia e conhecimento da equipe da Embrapa são fundamentais para isso”, afirma Fernando Cardoso, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul.

santanice

O Geneplus conta com pesquisadores doutores supervisionando uma equipe de técnicos de campo de alta qualidade na grande maioria formada por ex-estagiários de graduação da Embrapa ou orientados de mestrado de pesquisadores da equipe. “A qualidade técnica do time é um ponto muito forte”, afirma Gilberto Menezes. “E o programa ainda conta com a parceria de pesquisadores e professores de importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil”, complementa. Para Kepler, é importante lembrar que tudo isto seria de pequena importância se resultados palpáveis não fossem observados na prática. “É aqui que o programa conquista e mantém adeptos. O progresso obtido é detectado e compreendido pelos participantes”, afirma.

08Limousin

4. Reputação

A parceria com a Embrapa contribuiu muito para solidificação da imagem do Geneplus. Mas para Gilberto Menezes, isso se deve também à conduta da equipe Geneplus ao longo dos anos. “Os criadores sabem que se trata de um programa sério, idôneo, com pouco viés comercial e tecnicamente muito robusto”, diz ele. “A seriedade e idoneidade atribuídas ao Geneplus, faz com que haja maior confiança nas propostas a serem implementadas”, completa.

1383157945

06Guzera 05Caracu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s