Primeiros passos da tecnologia Geneplus

Como surgiu um dos principais programas de melhoramento genético de gado de corte do Brasil

Cows and bulls on a farm in Mato Grosso

Há 20 anos uma reunião em Petrópolis, no Rio de Janeiro, marcava o primeiro encontro do time que pretendia desenvolver um trabalho focado em melhoramento genético para rebanhos de corte no Brasil. “O Geneplus tem para nós um significado maior, que extrapola seu aspecto profissional”, conta Kepler Euclides Filho. “Eu diria que representa um canal que possibilitou a manifestação de nossa ânsia em colocar à disposição dos produtores um instrumento que pudesse ajudá-los na condução de uma pecuária com base em ciência e tecnologia”, completa. Para transformar esse desejo em prática, um time multidisciplinar, com competências complementares, participou de uma imersão de alguns dias para desenhar os pilares e o plano de metas do novo programa.

12tropicana

Um importante passo era o desenvolvimento de uma plataforma para a coleta de dados dos animais. “Precisávamos desenvolver um ambiente para apresentar aos futuros clientes como forma de estruturar a adesão”, conta Paulo Nobre, um dos fundadores do projeto. Para isso foi convidado Roberto Salgado, profissional carioca com ampla experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas. “Em pouco tempo percebi que seria uma ótima oportunidade de ajudar a dar vida a uma ideia audaciosa e muito interessante, ao lado de uma equipe de peso na área de melhoramento”, conta Roberto. “Minha missão era definir e implementar um sistema informatizado para cadastro e controle das informações dos rebanhos que fariam parte do programa”, completa.

11Senepol

Em janeiro de 1995, o grupo inicial se reuniu novamente para implementar a estrutura da plataforma. “Eu e o Roberto Salgado nos dedicamos ao projeto em tempo integral”, conta Paulo Nobre. Foi uma fase de trabalho intenso para tirar o projeto do campo das ideias, como explica Roberto: “Precisei antes de tudo entender um pouco da sistemática de criação de gado para depois para transformar as ideias em uma estrutura simples e fácil de operar, com possibilidade de ser implementada até mesmo em fazendas com quase nenhuma estrutura de informática. Naquela época os computadores não eram tão complexos e bem mais caros que atualmente”, conta ele. O Sistema Geneplus GC tinha o objetivo de oferecer um ambiente para coleta de dados nas fazendas assessoradas.

Paulo Nobre, do Geneplus

Paulo Nobre, do Geneplus

Em 1996 foi criada uma empresa jurídica para o Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus. A Embrapa era co-autora da Tecnologia e, portanto, detentora direitos autorais e arrecadação dos produtos desenvolvidos. “O primeiro sistema foi implantado na Fazenda Bodoquena, em Miranda, no Mato Grosso do Sul”, relembra Luiz Otávio, pesquisador da Embrapa.

Teve início então a fase de ajustes. “Trabalhamos até que a versão final contemplasse todas as informações necessárias para elaboração dos relatórios que serviriam de suporte para as ações de melhoramento dos rebanhos”, diz Roberto Salgado, que contou com a ajuda de Andrea Gondo, na época bolsista do CNPq, orientada por Luiz Otávio. “Minha principal tarefa naquela época era a manutenção do banco de dados do Programa de Avaliação de Touros Jovens. Comecei também a acompanhar os trabalhos do Roberto Salgado na criação da plataforma Geneplus”, conta Andrea.“Tenho orgulho de ter ajudado a desenvolver uma estrutura de retorno das avaliações genéticas na qual as sugestões de melhorias dos clientes são muito importantes e são implementadas sempre que possível”, completa ela.

10santa-gertrudis

O  retorno de resultados das avaliações genéticas para os clientes se dá de forma personalizada, recebendo cada um deles uma cópia com os resultados do seu rebanho em particular. Para Antonio Rosa, pesquisador da Embrapa, esse retorno é um importante diferencial do Geneplus hoje: “A solução proporciona ao criador diversas alternativas para buscar informações. Os dados são disponibilizados em formas de sumários, com ferramentas de buscas e filtros muito bem pensados”, explica. “Hoje estamos desenvolvendo o Sistema Geneplus Online para acesso mediante um login e uma senha para qualquer ambiente”, conta Paulo Nobre.

A formação de ponta do time Geneplus em genética, aliada a um ambiente customizado, desenvolvido em cima das necessidades do programa e com evolução a partir de feedback constante dos clientes fazem com que criadores tenham acesso ao conhecimento do mais alto nível sobre melhoramento genético animal.

09Nelore e Nelore Mocho

07Hereford Credito Robispierri Giuliani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s